sexta-feira, 24 de maio de 2013

Amamentação – Parte I – Vantagens do aleitamento materno

Este post eu dedico a minha mamãe, que sempre me dá amor, carinho e leitinho sempre que eu preciso. Sinto-me tão confortável e tão nutrida em todos os sentidos.
Ela me pega no colo com todo cuidado, me coloca deitadinha bem pertinho dela em cima de uma almofada bem macia, consigo até sentir seu coração batendo, como quando estava na barriga. Com isso me sinto totalmente conectada a ela. A cada dia que passa e que posso me alimentar do leite da mamãe, me sinto mais forte para enfrentar a vida, tanto porque me sinto de barriguinha cheia, quanto porque sinto que o amor que ela me passar me deixar mais confiante e com menos medo do mundo aqui fora.

 
Vou confessar, às vezes eu choro de fominha, mas só quero seu colinho e nesses momentos me sinto tão bem que acabo nanando, e preciso dizer que é a melhor coisa do mundo!!!!
Sempre que a mamãe me dá tetê eu sinto um amor tão grande vindo junto, acho que esse leitinho é mágico e posso dizer que como experimentei um leite em fórmula algumas vezes, não é a mesma coisa, parecia que sempre faltava alguma coisa, mesmo com a barriguinha cheia, ainda me sentia incompleta, agora descobri! É o amor! E não é aquele temperinho que coloca na comida! É o amor mais puro e verdadeiro.
Minha mamãe lê historinhas do livrinho do Padre Marcelo Rossi e lá ele fala do Amor Ágape, e com certeza minha mamãe me dar seu leitinho é um Amor Ágape. Eu sinto isso!
Quem mais sente isso? Contem aqui, bebês e mamães! Compartilhem essa alegria para que todo mundo saiba o quanto é bom!
 
Nota da mamãe:

Sempre entendi a importância do aleitamento materno, e psicologicamente o que acarreta para a relação mamãe-bebê, que fortalece o vínculo e aumenta a segurança do bebê com o mundo. A ocitocina (um dos hormônios produzidos pelo corpo que promovem a contração dos alvéolos das mamas que faz com que o leite saia), também é conhecido popularmente como hormônio do amor e dá aquela sensação de prazer, de cumplicidade, segurança e bem estar físico e emocional. Ou seja, tem coisa melhor para dar ao seu bebê?
 Além de trazer muitos benefícios para a mamãe. Na prática, emagreci tudo que engordei na gravidez bem rápido, e possivelmente foi por amamentar, já que não voltei a fazer exercícios, também de acordo com pesquisas, diminui consideravelmente a incidência de câncer de mama, ovário e útero.
Amamentar é tudo de bom:
  • Já vem pronto, na temperatura ideal para o bebê;
  • Com nutrientes na quantidade e qualidade certas para ser desenvolvimento;
  • É de fácil digestão e ajuda a constituir a flora intestinal do bebê;
  • Protege de infecções e outras doenças como diarreias, anemia, desidratação e alergias;
  • Fortalece a musculatura facial preparando para a mastigação e fala;
  • Fortalece o vínculo mamãe-bebê;
  • Está sempre livre de contaminação e não dá trabalho para preparar;
  • É o alimento mais barato e nutritivo;
  • Ajuda a mamãe voltar mais rápido ao peso original;
  • Previne contra o câncer de mama, útero e ovário;
  • Previne a osteoporose da mãe.
E deve ter muitas outras vantagens, com certeza!!

E afinal de contas, o que é amamentação em livre demanda?
É NÃO aceitar que o bebê só vai mamar a cada 3 horas, ou ter um tempo estipulado para cada mamada, ou que à noite precisa aumentar a quantidade pra ver se o bebê não acorda de madrugada!

Livre demanda é deixar que o bebê "diga" o que precisa: Com a Gigi é assim! Se hoje ela quer mamar mais, dou mais, se num outro dia ela já não quer tanto, não dou tanto (e cada mãe vai perceber o jeito do seu bebê). Não forço e não interrompo mamada só porque deu a hora, e se por acaso ela dormir no meu colo, vamos combinar: É A COISA MAIS GOSTOSA QUE PODE ACONTECER!!! E eu vou arrancar a roupinha dela pra ela ficar desconfortável e voltar a mamar????? NEM PENSAR!!!!!

Desculpe pela letra em caixa alta, mas sinceramente, fico indignada com algumas coisas que me ensinaram a fazer (enfermeiros, pediatras, médicos e pitaqueiros), como tirar a roupinha do recém-nascido para ele não dormir! Que absurdo!!!! Que experiência que queremos criar no psicológico dos nossos filhos? Que mamar é desconfortável????

Confesso que no início eu fiz, mas depois meu instinto materno falou mais alto e em dias frios eu até coloco um cobertor enroladinho nela e se ela quiser dormir mamando, ela vai dormir! E eu vou deixar! Significa que ela está tão segura e confortável que pode se entregar ao prazer de sugar, até adormecer...

Percebi que meu instinto materno não nasceu imediatamente com o nascimento dela, mas fui construindo junto com a Gigi ao longo dos dias e momentos especiais que passamos juntas.

Obrigada por me ensinar a ser mais humana, Gigi!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...