domingo, 12 de maio de 2013

O primeiro banho em casa - Uma aventura e tanto!


Que aventura!!! Estava a vovó, a titia, o papai e a mamãe para a hora do meu primeiro banho em casa. E a mamãe corajosa quis ser protagonista desse momento! O papai tirando um monte de foto, a vovó pronta pra ajudar no que precisasse e a titia olhando e achando tudo lindo!
E eu não estava gostando nada disso! Poxa, tinha nascido há tão pouco tempo e já estava me colocando um monte de roupinhas, mexendo pra lá e pra cá... Chorei o tempo todo... E lá estava a mamãe, com toda calma e paciência do mundo, mas nem deu bola pro meu choro e continuou o banho.
Ela tirou toda minha roupinha e só deixou minha fraldinha, me enrolou numa toalha e me segurou com uma das mãos. Molhou meu cabelinho e passou um shampoo na minha cabecinha, jogou mais água e depois secou com outra toalhinha. Aí sim ela tirou a fraldinha e me colocou na água, me deu uma sensação de que ia cair! Aí chorei mais ainda, não me deixa cair, mamãe!!!
A água estava quentinha, mas era tudo muito estranho pra mim. Ela esfregou com carinho um algodãozinho que começou a fazer uma espuminha engraçada. E me vira pra lá, vira pra cá, me colocou de bumbum pra cima, e esfregou em partes que nem imaginava! Rssss.
A mamãe pediu ajuda pra vovó na hora de me tirar da água e colocar enroladinha na toalha de novo. Mas como estavam mexendo comigo!!! Secou, limpou meu umbiguinho, colocou fraldinha e mais roupinha. Esse negócio é estranho! Estava acostumada e ficar sem nada na barriga da mamãe, mas não adiantou nada chorar... Bom, enfim! Acabou!!! Rssss
Depois de alguns banhos eu comecei a gostar, mas demorou um pouquinho até eu entender que ia acontecer mesmo todo dia!
Coragem, bebês! Depois de um tempo vocês se acostumam e o banho vai ficando uma delícia! E como é gostoso sentir a mão da mamãe me fazendo carinho. É relaxante!
 
Nota da mamãe:

Eu aprendi a dar banho num Curso para Gestantes da mesma maternidade que a Gigi nasceu. Nesta época estava com 7 meses de gestação e ensinaram muito sobre os principais cuidados com os bebês, o que diminuiu muito minha ansiedade, e ajudou para que o primeiro banho e outras primeiras coisas (fralda, umbigo, amamentação...) fosse mais tranquilo.
Existe uma simbologia por trás do primeiro banho em casa e todo mundo quer participar. Tinha mesmo uma plateia, e gostei muito que minha mãe e minha irmã assistiram. E foi ótimo! Acho que me saí muito bem!
Dicas:
-Lavar a banheira antes do uso. Eu lavei e passei álcool comum com um pano virgem (limpo e que nunca tinha usado para nenhuma outra finalidade);
-Utilizei uma parte de água fervida e outra da torneira para chegar na temperatura adequada, mas não necessita ferver toda a água e pode ser do chuveiro também, preferi fazer assim para conseguir uma temperatura mais próxima do adequado, ficou mais fácil para mim;
-Temperatura em torno de 37°C, pode ser medida com termômetro específico para este fim, ou com a parte interna do seu antebraço que tem a pele mais fina e se aproxima da sensação que o bebê terá, tem que estar agradável, e com o tempo você vai percebendo esta temperatura e fica bem mais rápido;
-Tenha por perto todo material necessário:
Usava 2 toalhas (uma para secar a cabecinha e outra para o corpinho);
Algodão que cortava em vários quadradinhos e deixei bastante a disposição;
 
Sabonete líquido neutro. Uso o “Johnson’s Baby Sabonete Líquido da cabeça aos pés” que achei muito bom! Recomendo. É bem suave para a pele delicada do recém nascido;
Deixe por perto toda a roupinha que vai usar depois (fralda, calça, body, macacão...) e uma dica de uma pessoa super organizada: deixe já na ordem em que for colocar, por cima de tudo a fralda, depois o body, depois a calça e assim por diante. Isso parece bobo, mas vai facilitar muito para que o bebê fique o menos tempo possível sem roupinha;
- Não dê banho com menos de 2 horas de intervalo da última mamada, isso pode provocar vômito;
-Feche janelas e portas e assegure-se de não ter corrente de ar no ambiente em que vai despir e dar banho no bebê.
 
Agora a sequencia da prática:
Tire toda a roupinha do bebê e deixe só a fralda;
Enrole-o em uma das toalhas deixando a cabeça à mostra e procure colocar os bracinhos bem firmes dentro desta toalha (fazendo um rolinho);
Coloque o bebê no seu antebraço segurando o pescocinho com a mão e com a outra mão livre lave o rostinho delicadamente lembrando que os olhos devem ser lavados de fora para dentro;
Jogue água e em seguida esfregue um pouco do sabonete por toda a cabeça (basta virar o vidro do sabonete na palma da mão e o que cair já é o suficiente);
Com outra toalha bem macia, seque a cabeça;
Tire a fralda, limpe bem para tirar fezes e coloque o bebê de barriga para cima na água e ensaboe com a ajuda de algodão ou esponja própria bem macia (achei o algodão mais prático) com pouco sabonete. Não se esqueça de lavar todas as partes, inclusive genitálias;
Vire o bebê de barriga para baixo de modo que sua mão segure seu tronco e ensaboe lavando as costas e o bumbum.
Depois é só enrolar na toalha e secar todas as dobrinhas, não o deixe úmido, pode causar alguma irritação e até assaduras.
Limpe o umbiguinho com cotonete embebido em álcool 70% (leia como fazer este curativo no post "Cuidando do umbigo")
Coloque a fralda e a roupinha. Pronto! Seu bebê está cheirosinho e bem limpinho! Hora de mamar!
Este post ficou extenso, mas achei importante colocar o passo a passo para o primeiro banho. Ah! E tirem fotos!! É um momento que fica pra vida toda!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...