segunda-feira, 13 de maio de 2013

Limpando o bumbum - Dicas para troca de fraldas

Logo na primeira semana que nasci, senti uma coceirinha e meu bumbum ardendo um pouquinho. Que sensação estranha, mamãe!
Quando eu faço xixi ou cocô fica bem quentinho e eu nem reclamo! Não costumo chorar por causa de fraldinha suja, mas sei que tem uns bebês que choram por isso. Talvez seja por causa desse ardidinho que tive poucas vezes porque mamãe cuidou de mim e melhorou.
Ela troca minha fralda sempre que está suja e para me limpar ela usa um algodãozinho com água quentinha e depois passa uma pomadinha, e fica até um refrescante nas partes baixas! Rssss.
Nunca mais fiquei com o bumbum ardido. Quer saber direitinho como a mamãe faz? Conta aí, mamãe!
 
 
Nota da mamãe:

É isso mesmo. Na maternidade me ensinaram só passar algodão úmido com água morna e colocar a fralda limpa. Mas sinceramente, logo que chegamos em casa eu percebi que ela estava com o bumbum vermelhinho e logo comecei a usar uma pomada antiassaduras: Hipoglós Amêndoas – indicação de amigas minhas que já tinham bebês e uma busca rápida na internet também apontaram esta pomada como uma das melhores. E em pouco tempo o bumbunzinho da Gigi estava lindo! Rssss. E bumbum de bebê não é a coisa mais linda?!?! Mamães vão concordar comigo!
A limpeza da genital da menina tem alguns detalhes:
Não se deve limpar a parte interna da vagina, mas os grandes e pequenos lábios sim! Precisa retirar a sujeira a cada fralda com algodão e água morna e lavar no banho diariamente. Com muito cuidado, utilizo um pedaço de algodão umedecido em água morna para limpar resíduos esbranquiçados que às vezes fica grudadinho na parte interna dos grandes lábios.
Passar o algodão para limpar as fezes sempre da frente para trás evitando que resíduos entre no canal vaginal e de dentro para fora. Se o algodão estiver sujo, troque por um limpo para continuar a limpeza, evitando qualquer contaminação.
A menina recém-nascida pode apresentar uma secreção branca ou sangramento, mas que é absolutamente normal. A Gigi não teve, mas pode acontecer e não precisam se preocupar, logo passa.
Outro detalhe para meninas é que pode acontecer de progressivamente os pequenos lábios irem grudando, e às vezes chega a fechar (sinéquia dos pequenos lábios), e basta massagear a região com uso de um creme específico que o pediatra indicará e em raros casos é necessário cirurgia. O problema costuma reverter com a massagem. Isso também não aconteceu com a Gigi, mas sei de mães que passaram por isso e acho interessante compartilhar.
Produtos que uso nas trocas de fraldas:
Logo que a Gigi nasceu usei a Pampers Recém-Nascido Tamanho XP (de 3 a 6 kg);
Hoje uso a Pampers Premium Care (pacote roxo), já usei a Total Confort, mas prefiro a outra, pois tenho a sensação de ser mais absorvente e a pele fica menos úmida. Uso tamanho P (de 5 a 8kg);
Hipoglós amêndoas (tem ação hidratante além de proteger de assaduras);
Algodão (uso muito algodão e compro um rolo de 500g e corto em quadradinhos)
Água morna;
Cotonetes;

Evite o uso de lenços umedecidos (eles podem provocar alergia), mas os uso quando estou fora de casa e não tenho algodão e água morna disponíveis.
 
Com meninos minha experiência é zero! Rsss. Alguma mamãe de menino que me ajudar a explicar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...