sábado, 11 de maio de 2013

Cuidando do umbigo

Meu coto do umbigo demorou pra cair... Não doía, mas quando a mamãe vinha com aquele algodão gelado na minha barriguinha era bem esquisito!
Na primeira consulta com o médico ouvi ele dizendo que tinha que puxar...
Peraí! P-U-X-A-R????? Nããããããooooo!!! Só de pensar me deu arrepios...
E lá foi ele com aquela mãe enorme e mostrou pra mamãe o que ela tinha que fazer. Mas até que não é tão ruim assim. Chorei só um pouquinho. E então mamãe começou a fazer desse outro jeito em casa e passar aquele algodão gelado e alguns dias depois o umbiguinho caiu!
Querem saber como faz? Mamãe vai contar!

Nota da mamãe:

Pois é! Fiz curso para gestantes, ensinaram na maternidade, mas sinceramente, ninguém disse que tinha que puxar!
E eu com medo de machucar a Gigi só passava o álcool 70% embebido em cotonete por fora e onde ele alcançava. E demorou 14 dias para cair o coto umbilical. A média é de 7 dias.
Quando fui ao pediatra pela primeira vez, a Gigi já estava com 11 dias e o umbiguinho lá ainda. Ele disse que tinha (obrigatoriamente) que puxar para que o álcool alcançasse lugares que poderiam infeccionar. Só depois disso comecei a puxar e realmente percebi que a Gigi se incomodava, mas não chorava muito, acho que era mais a sensação gelada do álcool.
E quando digo puxar, é puxar mesmo, até você ver de onde começa a sair o cordão e passar álcool a 70% bem na base pelo menos 3 vezes ao dia ou a cada troca de fralda e sempre depois do banho e secar bem a área para evitar infecção.
Pode sangrar um pouco e isso é normal, não tendo necessidade de colocar faixas ou gazes para cobrir. Depois que caiu, continuei passando o álcool por mais uns dias até cicatrizar totalmente o buraquinho que ainda fica úmido e saindo secreções.
Alguma mamãe também passou pelo mesmo problema? Teve medo de puxar o umbiguinho? Contem pra gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...