segunda-feira, 20 de maio de 2013

Hora da faxina! Limpando orelhas, nariz, olhos e unhas


Quando minha mamãe fala “Gigi, é hora da faxina!”, lá vou eu já sabendo que ela vai me cutucar! Ela enche um potinho de água quentinha e já começa... Com toda paciência ela passa algodão no meu olhinho e eu faço minha parte, quer dizer, é meio que sem querer, mas fecho os olhos pra não entrar água, eu não gosto nadinha desse momento, mas ainda não consigo sair correndo e me esconder embaixo da cama! rsss

E lá vem cotonete nas orelhas... Não sinto dor, mas ficar cutucando não é nada legal, né?

E no nariz?!?!? Credo!!! Como é ruim!!! Ela espirra uma aguinha meio salgada e lá vem o cotonete! Esse eu só deixo porque depois eu consigo respirar muito melhor. Até fica mais fácil pra mamar.

Mas uma coisa até hoje não sei como ela faz! Minhas unhinhas quando crescem, de repente no outro dia já estão bem curtinhas... Será que corta sozinha? Ainda não descobri! Vocês sabem como ela faz isso?!?!? Acho que vou descobrir hoje! rsss. Conta aí, mamãe!
 
 

Nota da mamãe:
 
Este é um momento que a Gigi realmente fica incomodada, mas também, cotonetes e algodão nos mais diversos “buraquinhos”... rsss

Para limpar os olhos, que às vezes estão com alguma secreção, basta molhar algodão em água morna e passar de fora para dentro, este movimento produz um reflexo no bebê e ele acaba fechando o olho. Sempre usando um pedaço de algodão em cada olho, não reutilizar.

A orelhinha tem que ser limpa com muito cuidado, apenas na parte externa, onde conseguimos ver, nunca colocar cotonete no orifício para não machucar. Pode ser que fique alguma sujeira grudadinha e pode ser usado algodão ou cotonete úmido, quase seco para evitar entrar água no ouvido.

Nariz sujo, entupido, e o bebê com dificuldade de respirar. Que desespero! Para fluidificar o catarro e ajudar a limpar o narizinho tão pequeno e delicado do bebê, aplique 1/3 de um conta gotas pequeno de soro fisiológico estéril. Utilizo em seguida um cotonete embebido no próprio soro fisiológico. Pode-se usar também um aspirador nasal de borracha, mas deve ser utilizado com a maior suavidade possível para evitar machucar a mucosa tão delicada do bebê.

Cortar as unhas é outra aventura! Só consigo cortar a unha da Gigi quando ela está dormindo naquele soninho bem pesado! Caso contrário, corro o risco de mais machucar do que ajudar.

Tenho um kit de unhas para bebês da Fisher Price e para mim, o mais usual é a tesourinha e a lixa, que ajuda a aparar as pontinhas que podem arranhar. Nunca usei o cortador porque acho a unha do bebê tão fininha que não tem necessidade ainda.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...